principal   agenda   loja virtual   fale conosco
 
 
MAJORS PT-ELEMENTS TM
  • Breve Descrição
  • Comparação com outros instrumentos
  • Estudo de caso
  •  
     
     
      Breve Resumo  
         
     
        O Majors Personality Type Elements™ é um instrumento de avaliação de personalidade desenvolvido pelo Dr. Mark S. Majors, com base na Teoria dos Tipos Psicológicos de Jung.

    O Majors PT-E ™ é um questionário de 127 itens que ajuda a identificar o tipo psicológico, dentre os 16 tipos de personalidade.

    O Majors PT-E ™ não usa o formato de escolha forçada para as respostas do item. Em vez disso, permite que o respondente indique seu nível de similaridade com uma das opções opostas, o que assegura maior precisão e clareza dos resultados.

    O relatório fornece resultados sobre as dicotomias de

  • aquisição e distribuição de energia, Extroversão (E) e Introversão (I);
  • percepção e reação às informações, Sensação (S) e Intuição (N);
  • decisão ou julgamentos, Pensamento (T) e Sentimento (F);
  • orientação para a vida, Julgamento (J) e Percepção (P).


  • O resultado apresenta o respectivo Código de Quatro Letras, bem como os resultados para 32 subescalas, que esclarecem 4 diferenças de personalidade dentro de cada dicotomia. Além disso, introduz o novo recurso "Elementos de Formação da Personalidade" com informações que ajudam a compreender alguns comportamentos desenvolvidos na interação com os outros e em resposta às situações.

    O Majors PT-E ™ é um instrumento que requer capacitação e qualificação específica. Para o uso ético do Majors PT-E ™ os profissionais devem ter profundo conhecimento do modelo teórico e das propriedades psicométricas do instrumento, bem como dos métodos e práticas para a adequada interpretação dos resultados.

    Pessoas com formação em Psicologia, na teoria junguiana dos Tipos Psicológicos, ou profissionais qualificados para usar o MBTI® ou outros instrumentos equivalentes, deverão participar de um programa breve de capacitação (8h) para aprender a interpretar as particularidades dos resultados do Majors PT-E ™.

    Outros profissionais deverão participar de um programa intensivo (40h) de capacitação e prática para estarem aptos ao uso ético deste instrumento.
     
           
     
      voltar à tela principal  
         
     
    Comparação com outros instrumentos topo da página
     
     
       

    Comparação entre os principais instrumentos de identificação do tipo psicológico

    A Association for Psychological Type International (APTi) é uma organização que se dedica a promover o uso adequado da teoria dos  tipos psicológicos. Os tipos de personalidade fornecem uma perspectiva útil e prática sobre nossas diferenças na forma de coletar informações e tomar decisões.  A APTi  foi criada com foco inicial na utilização do MBTI®, mas atualmente vários outros instrumentos estão disponíveis para a avaliação do tipo psicológico.  O objetivo deste documento é explorar como estes instrumentos podem ser úteis para os membros da APTi. Considerando o conhecimento geral do MBTI® não há necessidade de discutir amplamente suas características; no entanto, um resumo das características é apresentado para a comparação entre os principais instrumentos de avaliação do tipo psicológico.

    As ferramentas estão listadas em ordem histórica:

    Golden Personality Type Profiler® (GPTP®) é um instrumento com 126 itens. O Dr. John Golden é um psicólogo em cuja família várias pessoas estiveram envolvidas no estudo dos tipos psicológicos. Sua mãe, Sally Golden, foi a primeira tesoureira da APTi, e seu pai patrocinou na década de 1980 o desenvolvimento da formulário K, o Relatório de Análise Avançada do MBTI®.  O Dr. Golden concentrou sua análise nos fatores de desenvolvimento do tipo, além da identificação das preferências dos tipos. Ele se baseou em uma pesquisa psicológica que relaciona uma 5ª dicotomia (Tenso-Calmo) vinculada ao desenvolvimento do tipo.
    O GPTP® fornece o código de quatro letras e dezesseis facetas, e uma 5ª dimensão com duas facetas relativas a confiança e otimismo. O relatório fornece informações detalhadas sobre cada preferência, suas facetas, e várias aplicações dos comportamentos para líderes, para os membros de uma equipe, e para o desenvolvimento pessoal.
    O sistema de pontuação do GPTP® utiliza um sistema de classificação de 7 pontos, evitando votos polarizados. O relatório fornece dados sobre todas as respostas, não apenas sobre a clareza da preferência, e mostra os graus de preferência relativa nas escolhas. Para quem critica a escolha forçada dos itens dicotômicos na avaliação da personalidade, esta estratégia reflete o que a maioria das pessoas experimenta como um continuum de comportamento. A leitura do manual é muito fácil, apresentando as informações sobre confiabilidade e validade. O manual também apresenta um resumo dos principais estudos sobre as áreas da carreira usuais para cada tipo.

    Majors Personality Type Indicator™ (Majors PTI™) é um instrumento com 52 itens. O Dr. Mark S. Majors é um psicólogo com vasta experiência psicométrica, que inclui a análise de dados do Strong Interest Inventory (revisão 1994), o Formulário M do MBTI ®, e o desenvolvimento da pontuação IRT (Item Response Theory). Ele foi coautor do Formulário Q do MBTI®. Mark também desenvolveu o Majors Occupational Environment Measure™ (Majors OEM™), foi codesenvolvedor do X-Styles Interstrength® e do Breckenridge Type Indicator, o primeiro instrumento cientificamente fundamentado para o modelo de personalidade do Eneagrama.
    Duas características especiais do Majors PTI ™ estão relacionadas com o peso da resposta ao item e a clareza do tipo:

    • Differential Intensity Weighting™ (DIW) - o MajorsPTI™ não usa um formato de escolha forçada para as respostas do item. Em vez disso, utiliza níveis de similaridade para dar mais clareza aos resultados. Usando uma escala de respostas com 5 níveis (um pouco parecido comigo, muito parecido comigo, neutro), oferece informações sobre a preferência (direção), e também sobre o nível de semelhança entre a pessoa e a resposta (intensidade). Esta nova forma de pontuação melhora a precisão da identificação das preferências naturais do indivíduo.
    • Type Precision Module™ (TPM) - o MajorsPTI™ também introduz um conjunto adicional de perguntas para esclarecimento e desempate, quando necessário. Além garantir mais precisão ao instrumento, ajuda o cliente a encontrar o tipo mais adequado (best-fit type).

    O manual apresenta os princípios psicométricos subjacentes e os métodos utilizados na seleção dos itens, uma análise detalhada das escalas e o grau de precisão do relatório. Diferentemente da maioria dos manuais, Dr. Majors apresenta questões éticas na utilização de instrumentos de avaliação, e do seu em particular.
    Alguns consultores consideram positiva a ausência de "pontuação" nos relatórios, evitando que o cliente se distraia com os números, e facilitando sua concentração no conteúdo e nas descrições.

    Majors Personality Type Elements™ (Majors PT-E™) é um instrumento com 127 itens. Neste instrumento, que mantém as características inovadoras do Majors PTI™ (DIW e TPM), são introduzidas mais 3 categorias de informação:

    • Elementos do Tipo - para cada dicotomia são apresentadas 4 subescalas em forma gráfica, demonstrando a clareza em relação a cada uma das facetas e indicando o grau de diferença entre os resultados reportados para cada um dos lados da subescala. Quando o resultado indica uma preferência por uma subescala oposta à da escala correspondente, é acrescentada uma observação, indicando que há um Padrão de Resposta Individual.
    • Elementos de Formação da Personalidade – destacam fatores quem podem bloquear a expressão natural do tipo de personalidade.  São analisadas 7 subcategorias relativas ao estilo de Perseverança e Adaptação. Sua comparação com os resultados do tipo e dos elementos do tipo pode ajudar o indivíduo em seu autoconhecimento e crescimento.  
    • Processos mentais Junguianos - apresenta indicações do grau de desenvolvimento do indivíduo, quanto ao acesso e uso das 8 funções mentais Junguianas, o que permite explorar a dinâmica do tipo em relação às funções dominante, auxiliar, terciária e inferior.

     

    Os instrumentos são comparados em várias dimensões, tal como indicado nas tabelas seguintes.

    A variação no número de itens entre as diferentes ferramentas refletem o objetivo da avaliação, o processo de construção dos itens e a complexidade do relatório (por exemplo, se inclui facetas ou não). Por exemplo, o GPTP® acrescenta uma 5ª dimensão, Tenso-Calmo, que fornece insights sobre os estressores situacionais e os fatores de desenvolvimento. Uma análise do conteúdo dos itens revela que o MBTI® repete 30% dos termos ou frases, enquanto as outras ferramentas não. (Por exemplo, o par Racional-Compassivo é replicado 3 vezes no Formulário M, e tal paralelo não ocorre no GPTP®, nem no Majors PTI™). Embora isso possa aumentar a confiabilidade, reduz a oportunidade de outras informações gerais que podem estar disponíveis.

    Considerando os dados publicados, os instrumentos MBTI®, GPTP® e Majors PTI™ reportam essencialmente as mesmas confiabilidades interna e de teste-reteste, e as estratégias de validação semelhantes. O MBTI® é construído sobre o pressuposto de uma variável dicotômica (uma direção ou outra), enquanto as outras ferramentas usam um sistema gradual de classificação (que varia de descritivo até muito descritivo). Os defensores do MBTI® argumentam que a teoria é dicotômica, portanto, os itens também devem ser. Nesta lógica, a Análise de Resposta ao Item utilizada na revisão de 1998 foi construída sobre um método básico de classificação. Outros desenvolvedores consideram que, embora a teoria seja dicotômica (p.ex., Extroversão em uma extremidade e Introversão na outra), a melhor medição deve levar em conta a variedade de comportamentos ao invés de forçar uma escolha.

    A validade do MBTI® baseia-se em mais de 50 anos de diversos estudos de investigação. A grande maioria destes estudos é correlacional, e verifica a natureza das preferências. Os instrumentos MBTI®, GPTP®, e Majors PTI™ se baseiam em análises fatoriais, que confirmam a estrutura subjacente dessas ferramentas. As ferramentas GPTP® e Majors PTI™ se concentram nas evidências da dinâmica do tipo, e embora tenham uma história mais recente, há muitas razões para acreditar que as evidências vão confirmar ao longo do tempo que essas ferramentas estão medindo o mesmo fundamento teórico.

    Os profissionais têm a oportunidade de selecionar a ferramenta de avaliação do tipo psicológico que é mais apropriada para cada público. Por exemplo, o GPTP®, é uma excelente ferramenta para uso em treinamento, especialmente pelas facetas de otimismo e confiança que permitem explorar oportunidades de desenvolvimento do tipo psicológico. O Majors PTI™ é uma excelente opção  para quem acha que a pontuação numérica pode confundir o cliente.  Outros podem estar acostumados com o MBTI ® e preferem seu formato de relatório.

    Além destes instrumentos, há vários outros questionários de avaliação do tipo de personalidade que podem ser acessados na web. E para os  profundo conhecedores da teoria de tipos de personalidade pode não ser necessário nenhum instrumento para ajudar seus clientes a identificar o seu tipo.

    Felizmente, os profissionais têm pelo menos 3 provedores de boas ferramentas de avaliação para usar em seu trabalho sobre os tipos de personalidade. A utilidade de cada uma em relação a cada público e propósito, pode ser identificada abaixo:

    Versão adaptada e ampliada da análise do Dr. Roger R. Pearman para a APTi.
    Link para o original  http://www.qualifying.org/talent-management/options-jungian-type.php

     

     

     
     
      voltar à tela principal  
         
     
    Estudo de caso topo da página
     
     
           
     
     
    voltar à tela principal topo da página
     
     
    DR. MARK S MAJORS DICAS PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL ÁREA DO PROFISSIONAL QUALIFICADO MAJORS PT-E TM
     
         
     
             
      Declaração de Privacidade Termos de Utilização ©2014 kenkosô Todos os Direitos Reservados